Para o IR 2024, contribuintes devem se preparar para o período de declaração de 15 de março a 31 de maio, organizando documentos essenciais como comprovantes de rendimentos e despesas dedutíveis. Este ano, a Receita Federal apresenta a ampliação da faixa de isenção para até dois salários mínimos. A escolha entre a declaração simplificada ou detalhada impactará diretamente o cálculo do imposto devido, com novidades na tabela de alíquotas ajustadas para refletir essas mudanças.
Entre as novidades deste ano, a Receita estabeleceu uma padronização do prazo para a entrega das declarações. A partir de 2024, todos os contribuintes deverão entregar a declaração entre 15 de março e 31 de maio, independentemente do seu grupo prioritário.
O contribuinte pode fazer a declaração sozinho por meio do programa de computador da Receita. Contudo, a orientação de um contador pode antecipar as possibilidades de algum erro que resulte na malha fina. Pensando em facilitar esse processo, o E-Investidor realizou um guia completo das principais dúvidas que o IR pode gerar.
Como saber se preciso declarar o IR em 2024?
Até o momento, a RF não disponibilizou as novas regras para a entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) referente ao exercício de 2024, que tem como ano-base o ano de 2023. Caso seja mantido o cenário referente ao exercício de 2023 – com ano-base de 2022 -, estão obrigados à entrega da declaração em 2024 os contribuintes que preenchem um ou város dos quesitos abaixo:
- quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2023;
- aqueles que tiveram rendimentos acima de R$ 40.000 em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte (indenizações trabalhistas, bolsas de estudos etc.);
- quem movimentou valores acima de R$ 40.000 na Bolsa de Valores;
- os que possuem bens, como imóveis, terrenos e veículos, de valores acima de R$ 300.000;
- aqueles que tiveram receita bruta anual acima de R$ 142.798,50 de atividade rural;
- estrangeiros que se mudaram para o Brasil em 2023 (em qualquer mês) e permaneceram até 31 de dezembro.
Quais os documentos necessários?
Organizar todos os documentos necessários antes do prazo pode facilitar o preenchimento da declaração e reduzir a possibilidade de cair na malha fina.